sábado, 2 de agosto de 2008

Conquista da Pequena Taça do Mundo completa 55 anos

Se ontem completaram-se duas décadas do título paulista de 1988, nesta sexta-feira, 1º de agosto, o Corinthians festeja o aniversário de outra conquista histórica: há 55 anos o clube erguia a Pequena Taça do Mundo, em Caracas, na Venezuela.

Também conhecido como Mundialito de clubes, o torneio foi o primeiro na história do futebol a reunir clubes da América do Sul e da Europa. É, portanto, considerado um antecessor da Copa Interncontinental e do Mundial de Clubes da Fifa.

O Corinthians foi convidado a disputar a segunda edição, em 1953, ao lado de Roma (que tinha em seu elenco o uruguaio Ghiggia, campeão mundial em 1950), do Barcelona (do craque húngaro Kubala) e da Seleção de Caracas. Comandado pelo técnico Rato, o time alvinegro enfrentou todos os adversários em turno e returno, vencendo os seis jogos disputados.

A partida final foi disputada contra a Roma. O Timão venceu por 3 a 1, com dois gols de Cláudio e um de Luizinho – Galli descontou para os italianos.

A Pequena Taça do Mundo foi disputada até 1957, quando teve o nome mudado para Troféu Cidade de Caracas, que, por sua vez, durou até 1975.

Confira a ficha técnica da “final”:

Corinthians 3 x 1 Roma

Corinthians:
Cabeção, Homero e Olavo; Idário (Sula), Goiano (Julião) e Roberto Belangero; Cláudio, Luizinho, Vermelho, Carbone e Mário (Souzinha). Técnico: Rato.

Roma: Moro (Albani); Azimonti e Cardarelli; Bertoletto (Célio), There e Venturi; Perissinotto, Pandolfini, Galli, Bronée (Ferracioli) e Ghiggia. Técnico: não disponível.

Gols: Cláudio, 27, e Galli, 28 minutos do 1º tempo; Luizinho, 18 e 43 do 2º tempo.
Árbitro: Mr. Braumberger (Suíça).
Local: estádio Olímpico de Caracas (Venezuela).
Data: 1º de agosto de 1953 (sábado à noite).


O time campeão na Venezuela
Em pé: Idário, Goiano, Gilmar, Homero, olavo e Roberto.
Agachados: Claúdio, Luizinho, Baltazar, Carbone e Simão.

A taça do Mundialito de Caracas

0 comentários:

Blog do timão 2 © 2008 Template by:
SkinCorner